top of page

Como está o seu estado emocional?

  • Foto do escritor: Larissa Kuhnen
    Larissa Kuhnen
  • 13 de jul. de 2020
  • 2 min de leitura

Em tempos de pandemia é fácil de acreditar que a vida de muitas pessoas virou de cabeça pra baixo. E com tantas notícias ruins que acabam gerando caos e preocupação podem surgir muitos abalos emocionais, que acabam interferindo nos nossos pensamentos, nossas atitudes e na nossa vida de forma geral.


Você sabia que as suas preocupações podem influenciar diretamente na sua saúde? O processo inflamatório da dor causado por um trauma físico é diferente da inflamação causada por alterações emocionais. O trauma físico gera alterações no tecido do nosso corpo, enquanto o estado emocional é capaz de gerar alterações hormonais e posturais.



Você já percebeu que quando está triste ou sente dor você muda a sua postura? Tende a fechar o seu corpo... se encolher? Você só está tentando se proteger. É normal. Quando as pessoas sentem dor no braço, por exemplo, elas tendem a cuidar dele, ficar segurando, evitam que outras pessoas encostem nele ou que ele fique solto. Isso acaba aumentando a tensão muscular na região.


O estresse é um dos responsáveis pelo aumento da tensão muscular, e a tensão aumenta o cortisol no sangue, alterando o ritmo cardíaco. Essa postura que você adota quando está abatido/deprimido também acaba gerando aumento de tensões. Tudo isso é capaz de gerar alterações que podem ser transformadas em DOR.


Então sim, quanto mais abalado emocionalmente você fica, quanto mais você se fecha para o mundo, maior a chance de você começar a sentir dores, ou então de intensificar o que você já sentia. Não está fácil para ninguém, e disso não tenho dúvidas. Vivemos dias incertos, sem saber o que pode acontecer amanhã ou mesmo daqui a duas horas. Mas não é o momento de deprimir, de se deixar vencer. Temos muito pra viver e aprender ainda, então não podemos nos abalar.


Com isso, te convido a arrumar essa sua postura, estufar o peito e vai viver a sua VIDA! Faz um almoço gostoso, depois coloca uma música, faz alguns exercícios na sua sala mesmo, dance, MEXA-SE! Você pode ler um livro, fazer uma meditação, conversar com seus amigos por chamada de vídeo, brincar com seus filhos, tomar um banho bem quentinho nesse friozinho, pode fazer o que você quiser (só fique em casa, por favor). Não se abala não, dias melhores virão!! Qualquer coisa que você precisar, conte comigo.


Em caso de dúvida ou agendamentos, entre em contato. Estou realizando atendimentos presenciais na Palhoça e em domicílio, assim como também atendimentos online, para levar mais saúde e qualidade de vida até você.


Dra. Larissa Kuhnen

Fisioterapeuta | CREFITO10 300279-F

(48)99973-7585

@larissakuhnen.fisio

 
 
 

Comments


FISIOTERAPEUTA LARISSA KUHNEN

Telefone: (48) 99973-7585

email: larissakuhnen@hotmail.com

Atendimentos em Palhoça, Biguaçu e Santo Amaro da Imperatriz.

 

  • Facebook
  • Instagram
bottom of page